domingo, 16 de outubro de 2011

Questões Existenciais: Onde estou? ou Que lugar é esse?

A doutrina Realizacionista, visa entre outras coisas, responder as questões existenciais básicas do Ser Humano, a saber: De onde eu vim? Quem sou eu? Onde estou? Para onde eu vou? O que viemos fazer aqui? E qual o sentido da vida?


No texto de apresentação da Doutrina Realizacionista, respondi a pergunta sobre qual o sentido da vida, ensinando que “…o sentido da vida humana é a Realização Humana. Considerando ela propõe que o Ser Humano “Torne-se Quem Realmente É” em essência, expressando os talentos, os dons que Deus lhe deu, para viver, ser feliz, saudável e próspero, ou seja Realizar-se o mais plenamente possível, isso é o que ensina a doutrina Realizacionista”.


No texto atual, buscarei responder mais uma questão existência básica, falarei hoje sobre “Onde estou?”, ou “Que lugar é esse?”. Assim, falarei hoje sobre o Mundo.


De acordo com os postulados do realizacionismo, o mundo é uma criação divina, uma espécie de “máquina”, um imenso computador realizador de desejos. Um autêntico presente dos Deuses, nossos ancestrais. Entretanto em sua capacidade realizadora de desejos encontra-se sua benção e sua maldição.


Isso porque esse imenso aparelho realizador de desejos, tem funcionamento muito semelhante a um espelho, ou seja, que reflete tudo aquilo que temos dentro de nós.


Esse é o significado da afirmação de muitos Mestres de Sabedoria que ensinaram que “Vivemos num mundo de causa e efeito”. Porém se a nosso redor vemos os efeitos, cabe perguntar, onde estão suas causas?



Muitos não desconhecem o fato de vivermos em mais dimensões do que apenas a dimensão física, porém para o que ensinarei hoje basta considerar que vivemos simultaneamente em quatro dimensões ou planos; o Plano Espiritual, o Plano Mental, o Plano Emocional e o Plano Físico.


Porém dentre elas o Plano Físico é basicamente o Plano das consequências. Ou seja, o Plano onde vemos os resultados daquilo que foi plantado nos demais planos da manifestação.


Considerando isso, podemos dizer que os Planos Espiritual, Mental e Emocional são os planos das causas e que o Plano Físico é o Plano das Consequências.


Assim sendo, as coisas que você tem, experimenta, vivencia, ou desfruta, seu sucesso, felicidade, ou realização, dependem muito menos das coisas materiais que lhe cercam do que  está no seu interior. Ou seja, as causas da vida que você leva, encontram-se nos planos, ou dimensões sutis de sua consciência.


Partindo dessa premissa, você pode entender quando afirmo que o seu mundo interior gera o seu mundo exterior e que dinheiro, riqueza, saúde, felicidade e tudo o mais que você desfruta são consequências, são resultados.


Mas quais são as causas? As causas de seu sucesso, ou de seu fracasso, de sua paz de espírito, saúde e riqueza, estão dentro e não fora de você. Pois a maneira como você pensa e sente, consequentemente afeta a maneira como você age com o mundo material. Ou seja ela determina os comandos que você dá a esse imenso computador realizador de desejos.


As filosofias religiosas escravagistas, que dominaram o mundo e são responsáveis pelo mau uso que fazemos dessa maravilha que nossos ancestrais divinos nos legaram, consideram o mundo material, suas riquezas e tudo o que lhe compõem, como algo perigoso, mal e sujo. Até mesmo o corpo físico, foi considerado dessa maneira. Não admira que essas pessoas, em sua maioria, não consigam se realizar, passem por necessidades financeiras e até mesmo por graves problemas de saúde. Isso enquanto sacerdotes endinheirados vivem suntuosamente. Faça o que eu digo, não faça o que eu faço, dizem eles.


Porém a filosofia que ensino prega justamente o contrário, o mundo, suas riquezas, tudo o que lhe compõe, bem como o nosso corpo são criações divinas, portanto são essencial e intrinsecamente bons.


Nossos ancestrais divinos, quer os chamemos Orixás, Anderus, Arcanjos, Deuses, enfim, sob as ordens do princípio motor da existência que podemos chamar de Deus,  criaram o mundo e todas as suas maravilhas. Nós todos, sem exceção, como filhos de Deus, ou dos Deuses, somos seus herdeiros. Eles nos deixaram essa máquina maravilhosa, o mundo, com uma imensa capacidade de gerar riquezas, saúde e felicidade, para nos suprir, para garantir nossa Realização. Essa é nossa Herança Divina.


Isso é o que ensina a filosofia afirmativa da Nova Era, que se ergue dos escombros dos velhos modos de pensar inspirado pelas velhas filosofias e religiões escravagistas.


Apesar de ser uma criação divina, feita a princípio para nosso bem, o mundo material está mal, está desequilibrado. Ao nosso redor contemplamos todos os dias miséria, dor e infelicidade.  E nos perguntamos como pode o mundo ser uma criação divina maravilhosa e a realidade que nos cerca ser assim.


Por favor, faça o seguinte exercício, visualize o mundo, é como se fosse uma máquina realizadora de desejos, quaisquer que eles sejam, ele é resultado do nosso íntimo, dos nossos pensamentos e sentimentos. Dado ao poder divino que trazemos em nosso íntimo, em nosso Corpo Espiritual, tudo o que pensamos e sentimos a respeito do mundo, do dinheiro, da riqueza, da saúde e do sucesso, se materializa nesse mundo. Isso porque nossos pensamentos e sentimentos nos estimulam nos permitem ver as oportunidades. O que pensamos e sentimos, afeta nosso comportamento, nossa concentração, nosso foco, nossas palavras e ações e consequentemente afeta o nosso entorno e também influência na reação das pessoas que nos cercam, ou seja, afetam os nossos Resultados.


Além disso, não só nossos pensamentos e crenças afetam o Mundo, mas o pensamento e as crenças de nossos semelhantes também o fazem. O que acontece no Mundo é o resultando das ações, influenciadas pelas ideologias, crenças, convicções, enfim dos pensamentos e sentimentos das pessoas que nele vivem. Entretanto, os resultados que você obtêm na sua vida pessoal, prevalece principalmente o que existe no seu íntimo. Assim esse grande “computador” é operado pela interação dos pensamentos, sentimentos e ações humanas e em função deles gera os resultados que obtemos.


Mas se o computador está gerando resultados errados e o problema não é de hardware, mas de software, a “culpa” é dele ou de quem o programou? O erro do funcionamento do mundo está nos programas que utilizamos para operá-lo. Nossos pais, professores, sacerdotes e mestres, nos ensinaram sobre a vida e o mundo, sobre o bem, sobre o mal, sobre realização e felicidade, eles “programaram” o nosso interior, que como vimos afeta o nosso exterior. Portanto se os resultados que estamos obtendo são insatisfatórios, a solução é essencialmente simples, basta mudar o “programa”.


Bem, mas para fazermos isso temos que entender a fórmula essencial de funcionamento do Mundo.


A fórmula natural de funcionamento desse imenso computador é a seguinte:


P > S > A = R


Onde: P = Pensamento; S = Sentimentos; A = Ações; R = Resultados


Alguns dos mais renomados pesquisadores das potencialidades humanas chamam essa fórmula de Processo de Manifestação. A ela afirma que: Pensamentos geram sentimentos e sentimentos geram ações. As ações por sua vez geram resultados.


Entretanto a educação e a doutrinação religiosa que recebemos, atuaram como uma programação (P), que mudou nossos pensamentos e sentimentos, afetando consequentemente os Resultados (R).


Ou seja, eles afetaram o nosso interior e, portanto, mudaram a fórmula natural de funcionamento do Mundo. Eles, as chamadas autoridades sociais, pelo menos até agora, foram os escritores de nossa história de vida. A fórmula artificial ou social de funcionamento do mundo é a seguinte; Pr > P > S > A = R.


Alguns podem argumentar que não poderia ser de outro modo, já que vivemos em sociedade. O problema, porém, não está na programação cultural, mas no tipo, na qualidade da programação cultural que recebemos. O que nos foi passado nela tem gerado miséria, sofrimento, infelicidade, insatisfação e angustia, enfim infelicidade. Portanto, eu até mesmo questiono qual o propósito dessa programação?


Uma outra coisa é a seguinte: não importa o que foi feito à você, o que importa é o que você faz com o que lhe fizeram. Ninguém tem culpa, a maioria não sabia direito com o que estava lidando, com que tipo de “aparelho” é esse mundo e como ele é sensível ao o que vai no nosso interior.


Independente disso, uma vez que você entenda a fórmula de funcionamento do Mundo, a solução é bem simples. Mude a programação e você mudará os resultados!


Se os Resultados da sua vida estão insatisfatórios, você deve agir sobre a programação de valores recebida.


Pr>>P>>S>>A = R


Agora você está apto a assumir o seu papel como programador do seu mundo, da sua vida. Pois afinal o Mundo é Uma Máquina Realizadora de Desejos e ele foi criado para permitir a sua realização. E, como toda máquina, ele tem um modo de funcionamento que se baseia nessa fórmula básica.


Ensino-lhe a Fórmula, para que você a reescreva. Você deve assumir o seu papel, lançar mão de sua herança divina e tornar-se o programador de seu Mundo, o escritor da sua própria estória de vida.


Mas não quero que você me siga, isso seria trocar seis por meia dúzia, quero que você finalmente assuma sua vida, faça isso do seu jeito, conforme seus próprios anseios e objetivos. Não estou lhe ensinando o que, mas o como fazer. O que fazer, cabe a você decidir, esse é o caráter libertador da doutrina Realizacionista.

Acho que por hoje é só, já temos muita informação para pensar, posteriormente retomarei esse assunto, avançando mais no mesmo

Fonte: www.ovisionario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário